Código
GR07
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: UNIFESP
Autores
- BARBARA MOREIRA RIBEIRO TRINDADE DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
- Thiago Terzian Ganadjian (Interesse Comercial: NÃO)
- IVAN MAYNART TAVARES (Interesse Comercial: NÃO)
Título
GLAUCOMA PRE-PERIMETRICO EM PACIENTE COM SINDROME DE STURGE-WEBER SEM HEMANGIOMA DE COROIDE
Objetivo
Descrever o caso de um paciente com diagnóstico de síndrome de Sturge-Weber com glaucoma em olho esquerdo secundário à trabeculodisgenesia. Assim, visamos discutir os mecanismos diversos envolvidos na gênese do glaucoma na Síndrome de Sturge-Weber.
Relato do Caso
Paciente masculino, 16 anos, portador da Síndrome de Sturge-Weber, foi reencaminhado ao setor de Glaucoma após perda de seguimento durante pandemia. Apresentava elevação da pressão intraocular (16mmHg em OD e 25 mmHg em OE) e escavação aumentada em olho esquerdo (E/D: 0.4//0.8), em uso de maleato de timolol 0,5% uma vez ao dia apenas em olho esquerdo. Tinha diagnóstico recente de epilepsia após episódio stroke-like secundário a hemorragia subdural, em acompanhamento neurológico e uso de ácido acetilsalicílico e levetiracetam. Ao exame oftalmológico, apresentava acuidade visual de 20/20 em OD e 20/50 em OE. A gonioscopia revelava um ângulo aberto 360 em OD, porém ângulo aberto com trabeculodisgenesia e sangue no canal de schlemm em OE. A paquimetria corneana estava dentro da normalidade bilateralmente. Não havia evidência de hemangioma de coroide na fundoscopia, assim como foi descartado na ultrassonografia. O exame de campo visual 24-2 não evidenciou alterações compatíveis com dano glaucomatoso inicial no olho esquerdo. A tomografia de coerência óptica (OCT) demonstrou perda significativa da camada de fibras nervosas e camada de células ganglionares no olho acometido, com escavação aumentada. A biometria indicou assimetria no comprimento axial, sendo 24,68 mm no olho direito e 26,26 mm no olho esquerdo. Diante do quadro clínico e dos achados complementares, as principais hipóteses diagnósticas foram glaucoma pré-perimétrico unilateral secundário à Síndrome de Sturge-Weber, associado a trabeculodisgenesia, sem hemangioma de coroide, apresentação atípica da doença.
Conclusão
O caso reforça a importância do exame oftalmológico completo em pacientes com Sturge-Weber, devido ao risco elevado de acometimento ocular, incluindo glaucoma, mesmo na ausência de hemangioma de coroide.