Grand Round - Sessão de Relato de Caso Oral


Código

GR03

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas

Autores

  • CAMILA ARAUJO HERINGER (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIANA LAMBERT ORÉFICE (Interesse Comercial: NÃO)
  • GUSTAVO CARLOS HERINGER (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MACULOPATIA ASSOCIADA À ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL SISTÊMICA: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de uma criança com baixa acuidade visual (BAV) súbita devido a lesão macular secundária à artrite idiopática juvenil sistêmica (AIJS), condição clínica complexa com ampla gama de manifestações.

Relato do Caso

Criança do sexo feminino, 7 anos, previamente hígida, foi admitida na UTI pediátrica com febre persistente e sintomas gripais inespecíficos, evoluindo com piora clínica. Foi tratada com antibióticos de largo espectro, sem sucesso, sendo levantada suspeita de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, com início de AAS e Metilprednisolona. Durante a internação, a paciente queixou-se de turvação visual e BAV. A avaliação oftalmológica evidenciou edema macular bilateral com hemorragias retinianas. Após diversas hipóteses diagnósticas, incluindo apendicite, sinusite, febre reumática, lúpus, endocardite, vasculite e sepse, a paciente recebeu alta com encaminhamentos para oftalmologia, cardiologia, neurologia e pediatria. Ao exame oftalmológico após a alta, a acuidade visual (AV) era 20/160 no olho direito (OD) e 20/200 no olho esquerdo (OE), com poucas células no vítreo (1+/4+) na biomicroscopia. O exame fundoscópico e a retinografia evidenciaram, em ambos os olhos (AO), lesão amarelada tipo viteliforme na mácula, com perda do brilho macular. A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) revelou deposição de material amorfo sub-EPR. Durante acompanhamento, apresentou várias internações devido a febre alta intermitente, associada a erupções cutâneas. Após oito meses, houve melhora da acuidade visual (20/32 OD e 20/50 OE) com reabsorção do material subretiniano. O diagnóstico final de AIJS foi confirmado pela reumatologia e iniciado imunossupressão.

Conclusão

A AIJS é uma doença inflamatória crônica que pode causar complicações oculares raras e graves, como a maculopatia. O acompanhamento multidisciplinar envolvendo reumatologistas e oftalmologistas é essencial para o manejo adequado, permitindo diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Organizadora

Transportadora oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocínio Platina

CRISTALIA
JOHNSON&JOHNSON

Patrocínio Ouro

Essilor
Genom

Patrocínio Prata

ABBVIE
Ofta

Patrocínio Bronze

ALCON
CARL ZEISS
ADAPT

69º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

27 a 30 de agosto de 2025 | Curitiba/PR

Política de privacidade

Número de protocolo de comunicação à Anvisa: 2024023032
Responsável Técnica Médica: Wilma Lelis Barboza | CRM 69998-SP