Código
GR08
Área Técnica
Glaucoma
Instituição onde foi realizado o trabalho
- Principal: Instituto de Olhos Ciências Médicas
Autores
- JORDANO BRANDÃO MARIGO (Interesse Comercial: NÃO)
- LUCIANO SIMAO (Interesse Comercial: NÃO)
- JULIANA OREFICE (Interesse Comercial: NÃO)
Título
SINDROME DE RADIUS – MAUMENEE: UM RELATO DE CASO
Objetivo
A síndrome de Radius-Maumenee (SRM) corresponde à dilatação idiopática dos vasos episclerais, geralmente associada ao glaucoma. O presente trabalho objetiva descrever um caso de síndrome de Radius-Maumenee (SRM) em um paciente com glaucoma com dilatação dos vasos episclerais e presença de sangue no canal de Schlemm.
Relato do Caso
Paciente masculino de 57 anos, encaminhado com glaucoma e presença de sangue no canal de Schlemm em ambos os olhos (AO). Ao exame , a acuidade visual foi de 20/20 corrigida bilateralmente. A PIO foi de 12/21 mmHg (OD/OE) sob medicação antiglaucomatosa (pré-tratamento: 30 mmHg AO), associada à dilatação e tortuosidade dos vasos episclerais em AO e seios camerulares abertos em 360o com a presença de sangue no interior canal de Schlemm circunferencialmente em AO. A fundoscopia revelou discos escavados bilateralmente (E/D 0,7), com alterações discretas da camada de fibras nervosas peripapilar, da camada de células ganglionares da mácula e dos campos visuais. Exames laboratoriais, angiografia fluoresceínica, Ressonância nuclear magnética (RNM) e angiorressonância (angioRNM) arterial e venosa mostraram resultados irrelevantes. O paciente foi tratado clinicamente com incremento da medicação antiglaucomatosa, obtendo-se controle adequado do glaucoma. Observou-se variação no aspecto da gonioscopia durante a evolução.
Conclusão
A síndrome de Radius-Maumenee é uma forma rara de glaucoma por aumento da pressão venosa episcleral, sendo um diagnóstico de exclusão para outras causas deste glaucoma.